Se você quer investir em uma roupa prática para compor seus looks, não pode deixar de conhecer os principais tipos de vestidos. Unindo duas peças em uma, os modelos são diversos, com diferentes cores, comprimentos, tecidos e detalhes únicos, que transformam qualquer composição.
Com tamanha variedade, é comum ficar em dúvida na hora de escolher a versão ideal para você. Pensando nisso, preparamos este artigo com as opções mais populares e as dicas de combinação para cada momento. Ficou interessado? Vem com a gente e confira!
Vestidos: curtos, midi ou longos?
Antes de mais nada, é importante saber que os tipos de vestidos são encontrados em diferentes comprimentos — curtos, midi e longos. Um vestido curto é aquele que fica acima do joelho, indicado para os dias mais quentes.
O vestido midi não é longo, nem curto, indo abaixo do joelho ou acima da canela, ideal para um clima mais ameno. Por fim, o vestido longo é a opção que vai até os pés, normalmente sem deixar as pernas à mostra, o que o torna uma ótima opção para baixas temperaturas.
Modelos para experimentar
Ao escolher o comprimento, fica mais fácil decidir entre os principais tipos de vestidos. Para você ficar por dentro das opções, preparamos uma lista com as versões mais populares. Veja!
Alcinha
O vestido de alcinha é um dos mais famosos. A característica principal é justamente a substituição das mangas pelas alças, que podem variar de grossura, textura e formato, assim como a aparência de decote, que pode ser quadrado, em V, U, canoa, etc.
Por deixar parte do colo e os braços à mostra, o modelo é ideal para os dias mais quentes, mas também pode ser complementado com sobreposições, como casacos e jaquetas, ou peças do tipo segunda pele. As versões mais curtas e justas, com detalhes como franzidos e amarrações, em tons escuros, são boas apostas para festas durante a noite.
Tubinho
O vestido tubinho é bastante querido por quem deseja valorizar e destacar a silhueta. A modelagem lembra um tubo, sendo bem justinha por toda a extensão, delimitando bem cada parte do corpo.
A peça está disponível com mangas, alcinha, decote tomara que caia e muito mais. A versão mais longa é ideal para quem busca por um vestido social para uma ocasião importante, como uma reunião de trabalho ou um encontro.
Tomara que caia
Se a ideia é investir em um vestido decotado, o modelo tomara que caia é uma excelente alternativa. Com um recorte que deixa todo o colo à mostra, a peça exala sensualidade e destaca a região do busto.
Versátil, o vestido tomara que caia pode ser encontrado em modelagens mais justas ou soltinhas. No look, o modelo tubinho midi é megasofisticado, ideal para eventos mais sérios e sofisticados.
Evasê
O evasê é um tipo de vestido rodado clássico que nunca sai de moda. A modelagem possui o formato da letra “A”, ou seja, mais justa na cintura, com uma marcação um pouco abaixo dos seios que vai se alargando até chegar na barra, contando com uma saia rodada.
Proporcionando uma estética romântica, a peça é delicada e superconfortável. Os modelos mais curtos, com alcinhas ou mangas, são perfeitos para o dia a dia e ficam ainda mais apaixonantes com rasteirinhas ou sapatilhas.
Transpassado
Também conhecido como modelo envelope, o vestido transpassado é uma peça que ganha cada vez mais destaque entre as opções. Como o próprio nome sugere, a modelagem possui uma amarração que envolve todo o corpo, proporcionando um decote em V.
Encontrado com mangas ou alcinhas, o modelo possui um recorte mais soltinho, sem deixar de valorizar as curvas. A versão midi com manga ¾ e estampa floral é a cara da primavera, combinando muito com sandálias ou tênis de sola reta.
Chemise
Apesar de o nome não ser tão familiar, provavelmente você já viu ou experimentou um vestido chemise. Trata-se de um modelo com a aparência semelhante a uma camisa oversized, caracterizado principalmente pela modelagem mais soltinha e a presença de botões na parte frontal.
Confortável e estilosa, a peça pode compor diferentes looks mais arrumadinhos ou despojados, variando de acordo com o tecido. Entre as opções, o vestido jeans chemise midi é perfeito para um passeio no final de semana e fica muito bem com tênis de cano alto.
Mullet
O mullet é um estilo de vestido assimétrico que tem como característica principal o recorte curto na frente e longo atrás. É uma ótima aposta para quem busca por um visual descontraído, sem perder a elegância e o estilo.
A modelagem pode variar de mais soltinha para justa, assim como a presença e o formato das mangas. A versão midi com alcinhas e babados na barra é um verdadeiro sucesso, oferecendo um visual cool, confortável e delicado.
Ciganinha
O vestido ciganinha é uma opção moderna e estilosa, conhecida pelo decote ombro a ombro. A peça possui mangas posicionadas abaixo dos ombros, o que evidencia o colo e destaca as curvas da região.
Oferecendo uma modelagem versátil, tanto justa quanto solta, o modelo pode compor diversos looks. Quem procura por um visual despojado, com uma pegada mais urbana para o dia a dia, pode investir na versão mais curta e justa, completando o visual com uma jaqueta jeans e um tênis.
Liso ou estampado: qual escolher?
Além da variedade de modelos, os tipos de vestidos estão presentes em diversas cores e estampas. Assim, quem curte opções lisas pode explorar tanto versões em tons vibrantes, como azul, vermelho, amarelo e laranja, quanto em cores neutras, como preto, branco, bege e cinza.
Não faltam opções de estampas! Florais e listras são as mais famosas. Ainda há as clássicas bolinhas, conhecidas como poá, e uma infinidade de padrões e desenhos, como xadrez, animal print, paisley, entre outros.
Encontre todos os tipos de vestidos na Dafiti!
E aí, gostou dos tipos de vestidos e não vê a hora de garantir o seu? Na Dafiti, você encontra diversas opções incríveis e pode transformar o seu guarda-roupa em poucos cliques, com muita comodidade. Aproveite!