Colorimetria pessoal: o que é, como funciona e quais são os benefícios para o visual!

Imagem de uma pessoa vestindo peças verdes

Você já ouviu falar sobre colorimetria pessoal? Nos últimos meses, esse método ganhou destaque nas redes sociais, sendo indicado por artistas, influenciadores e fashionistas para quem deseja dar um up no visual. 

Para quem não sabe o que é colorimetria pessoal, trata-se de um teste baseado em estudos a respeito das combinações de tonalidades. O conceito também é conhecido como análise de coloração. Ele descobre qual é a cartela ideal de cores para cada tom de pele. 

Para você entender mais sobre o conceito e descobrir as vantagens, o D-zão preparou este artigo recheado de informações. Então, não perca tempo e confira! 

Colorimetria: um estudo milenar

Os estudos sobre colorimetria pessoal começaram na virada do século XIX, por artistas e mestres. Eles foram potencializados na década de 20, por meio da Escola de Bauhaus. Depois, foram difundidos nos anos 40, pela artista plástica e estilista americana Suzanne Caygill, que desenvolveu diferentes materiais sobre o tema, inclusive o método sazonal de análise de cores, utilizado até hoje. 

Nos anos 80, a autora Carole Jackson escreveu o livro Color Me Beautiful, intensificando a busca pela técnica e favorecendo a consolidação da profissão de personal styling nos Estados Unidos. Já na década de 90, Mary Spillane desdobrou as 4 estações no método sazonal expandido, o que também ajudou a análise ganhar popularidade nos dias atuais. 

Como a colorimetria pessoal funciona? 

A colorimetria para roupas é bastante procurada para quem deseja saber em quais cores investir na hora de montar os looks. No entanto, a técnica vai muito além disso, sendo capaz até de auxiliar o bem-estar estético, físico, mental, energético e espiritual. 

A razão é que as cores são capazes de transmitir sensações, influenciando diretamente o estado do ser humano. As tonalidades também podem refletir e reforçar aspectos, como os traços de uma fisionomia.

Assim, por consistir em combinar as cores do círculo cromático (composto pelas 12 cores enxergadas pelo olho humano) com as cores do indivíduo (tons da pele, cabelos, sobrancelhas, cílios e olhos, incluindo a íris), a colorimetria ajuda a dar mais harmonia à imagem. Veja quais são as bases do conceito. 

Fundamentos

Para definir as cores humanas, as técnicas de colorimetria costumam utilizar quatro fundamentos: temperatura (quente, neutra ou fria), profundidade (clara, média ou escura), intensidade (opaca, média ou brilhante) e contraste (alto, médio ou baixo).

Fora isso, consideram o tom (claro ou escuro), definido pela quantidade de melanina, e o subtom (amarelado, rosado, oliva, etc), cor do fundo, da pele.

Estações

Além dos fundamentos, o método sazonal expandido subdivide as cores enxergadas pelo olho humano por estações, o que facilita as combinações. Elas são: verão puro e sutil (cores suaves), inverno puro e profundo (cores intensas), primavera clara e intensa (cores alegres e luminosas) e outono suave e profundo (cores quentes e terrosas).

Imagem de uma pessoa apoiada numa televisão

Como a análise de colorimetria pessoal é feita? 

Para fazer uma análise de coloração, o indicado é procurar um colorimetrista, consultor de moda ou imagem. Normalmente, o teste é feito em um ambiente com luz natural, em frente ao espelho.

Para realizá-lo, o especialista aproxima as cartelas de colorimetria (em cartão ou tecido), uma a uma, ao rosto do cliente, na altura do pescoço. Para ser analisado, é importante estar de cara lavada, com uma faixa cobrindo o cabelo, de modo a isolar a face. 

Conforme a mudança nas cartelas, as cores vão evidenciar os traços da região, mudanças vistas a olho nu. Assim, é possível concluir qual é a estação e a paleta natural ideais para uso

Por que investir na colorimetria pessoal?

Ao saber as cores que combinam com você, é possível realçar os seus traços preferidos e disfarçar o que não faz tão bem, garantindo uma pele iluminada e equilibrada, livre de manchas e olheiras. Isso favorece muito a autoestima e aumenta a confiança. 

A colorimetria de roupas também pode ajudar a fazer compras mais assertivas, colaborando para a criação de um armário inteligente, econômico e prático. Dessa forma, você sempre terá à disposição peças que contribuam positivamente para sua aparência. 

Dafiti: aproveite as dicas do D-zão! 

Gostou do conteúdo sobre colorimetria pessoal? Então, que tal conferir mais informações e dicas para o seu dia a dia? No blog da Dafiti, você fica por dentro das principais tendências e de tudo o que tá rolando na moda!

Se quiser renovar o visual e completar o guarda-roupa, não deixe de conferir as novidades. São roupas, calçados, acessórios e muito mais. Aproveite! 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Inscreva-se em nossa newsletter

Artigos populares