Quer aumentar a durabilidade dos acessórios, mas não sabe como lavar óculos de sol? Além de potencializar os atributos, a higienização é o melhor caminho para preservar e prolongar a vida útil desses objetos. 

Disponíveis em uma variedade de modelos incríveis, com opções para diferentes gostos e estilos, os óculos de sol são peças indispensáveis no dia a dia. Os acessórios ajudam a proteger os olhos contra agentes externos e dão um up no visual, conferindo ainda mais personalidade aos looks. 

Para você descobrir como lavar óculos de sol, o D-zão preparou este artigo recheado de truques e dicas. Confira!

A importância de lavar os óculos de sol!

como lavar óculos de sol

Afinal, você sabe qual é a importância de lavar os óculos de sol? Justamente por ficarem posicionados próximo aos olhos, uma das regiões mais sensíveis do corpo, esses objetos precisam ser higienizados para impedir que micropartículas, como poeira ou poluição, sensibilizem a área.

A higienização também serve para remover gorduras e manchas da lente, desenferrujar armações em metal, conservar e aumentar a durabilidade dos acessórios. Apesar de não exigir uma periodicidade, a limpeza deve ser feita sempre que for possível para evitar problemas e garantir uma visão nítida durante o uso. 

Como lavar óculos de sol?

Compreendendo os motivos da prática, você deve estar se perguntando como lavar óculos de sol. Para começar, é importante ressaltar que a higienização desse tipo de acessório deve ser feita somente com:

Ao separar esses materiais, você já pode começar a limpar os óculos de sol sem se preocupar com arranhões ou riscos. Para facilitar, veja um passo a passo para cada parte do objeto.

Lentes

O primeiro passo de como limpar a lente de óculos de sol é segurar o objeto pela ponte (parte da armação localizada entre as lentes) e molhá-lo em água fria corrente. Depois, é só aplicar uma gota de produto adequado sobre a região, sabão ou detergente neutro, e esfregar delicadamente com um pano ou uma flanela macia. 

Quando toda a superfície das lentes estiver bem limpa, enxágue em água fria corrente. Finalize, secando com um papel-toalha macio, um pano ou uma flanela de microfibra. 

Armação e plaquetas

Para realizar a limpeza de óculos de sol completa, também é necessário higienizar a armação e as plaquetas do objeto (sapatas que ajudam a fixar os óculos no nariz). Para isso, umedeça um pano macio com um pouco de detergente ou sabão neutro diluído em água. 

Passe o pano por toda a região da armação e das plaquetas, esfregando-as. Depois, remova a espuma em água fria corrente e finalize secando o objeto com pano, papel-toalha ou flanela de microfibra. 

Armação oxidada 

Para quem deseja saber como lavar óculos de sol com armação oxidada, a dica é fazer uma mistura com um pouco de detergente neutro e bicarbonato de sódio. Comece envolvendo as lentes com um papel-toalha macio para protegê-las durante a higienização.

Feito isso, aplique a mistura em um pano e esfregue por toda a armação até o metal recuperar o brilho. Enxágue o objeto em água fria corrente e seque com um pano macio ou uma flanela de microfibra. 

Dicas para aumentar a durabilidade dos óculos de sol

como lavar óculos de sol

Agora que você já sabe como lavar óculos de sol, que tal garantir algumas dicas para aumentar a durabilidade dos seus acessórios? A seguir, confira os truques! 

Guarde sempre no estojo

Não ter cuidado na hora de armazenar os óculos é uma das principais causas de arranhões e riscos. Por isso, a dica é se atentar e guardá-los sempre no estojo, podendo até envolvê-los em uma flanela para garantir mais segurança. 

Não use qualquer pano para limpar

Usar tecidos próprios para a higienização dos óculos, como a flanela de microfibra, é uma ótima alternativa para aumentar a durabilidade. Isso porque, ao limpá-los com tecidos mais fibrosos, como roupas, torna-se mais propício danificar o material.

Cuidado com produtos de limpeza e álcool 

Em geral, os produtos de limpeza são corrosivos e, ao serem aplicados, podem danificar a estrutura dos óculos. Da mesma forma, o álcool é capaz de desbotar ou manchar a estrutura dos acessórios. Por isso, a dica é priorizar produtos específicos para o objeto ou opções neutras, como sabões e detergentes. 

Evite deixar na cabeça

Deixar os óculos apoiados na cabeça também pode interferir negativamente na estrutura dos objetos. Além da prática desregular as hastes das peças, deixando a armação torta, o suor do couro cabeludo pode deixar as lentes mais engorduradas, afetando a higienização e, consequentemente, a durabilidade. 

Dafiti: encontre os óculos de sol perfeitos para você! 

E aí, gostou das dicas e já sabe como lavar óculos de sol? Então, o que está esperando para garantir um modelo novinho para sua coleção? Na Dafiti, você encontra diversas opções incríveis. Confira agora mesmo e aproveite! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *