Como limpar boné: dicas para higienizar e principais modelos!

Imagem de uma mulher segurando um boné

Você sabia que descobrir como limpar boné é uma excelente estratégia para renovar e aumentar a durabilidade do acessório? Com a higienização, além de remover a sujeira, é possível revitalizar as fibras do tecido da peça, ajudando a preservá-las.

Indispensável no dia a dia, o boné ajuda a proteger o couro cabeludo dos efeitos nocivos do sol e é uma ótima aposta para complementar o visual. É possível encontrá-lo em variedade de modelos produzidos em diferentes tecidos, tamanhos, cores e estampas. 

Para escolher a opção ideal para seu estilo e descobrir como limpar boné, veja este artigo com um passo a passo prático e uma lista com os principais modelos

1. Verifique a etiqueta da peça 

Se a ideia é descobrir como limpar boné preto, branco ou com estampa, o primeiro passo é conferir a etiqueta da peça. Nela, você encontra as principais especificações do acessório, como os tipos de produtos e métodos que podem ser usados durante a higienização. 

2. Separe os produtos e os materiais de limpeza

Depois de verificar a etiqueta, o segundo passo para saber como limpar boné é separar os produtos e os materiais de limpeza que podem ser aplicados na peça. Em geral, eles incluem: balde, escova com cerdas macias, balde ou bacia, além de um tira-manchas ou bicarbonato de sódio para casos extremos.

3. Esfregue a sujeira e retire o sabão com pano úmido

Muitos se perguntam como lavar boné na máquina, mas o que pouca gente sabe é que essa prática não é recomendada. Isso porque o processo mecânico do eletrodoméstico danifica as fibras e a estrutura do acessório. 

Para higienizar a peça, é indicado somente esfregá-la com uma escova de cerdas macias umedecida em uma mistura de água e sabão ou detergente neutro. Feito isso, é só retirar a espuma com um pano úmido.

Imagem de boné do Los Angeles Lakers

4. Deixe secar em ambiente arejado com sombra

Depois de limpar completamente a sujeira e remover o sabão do boné, é importante deixá-lo secar em ambiente arejado com sombra. Nesse momento, recomenda-se posicioná-lo em uma superfície lisa e evitar o uso de pregadores, que podem marcar e danificar as fibras.

Para aprender como tirar cheiro de suor do boné, é fundamental deixá-lo secar completamente antes de usar. Assim, é possível evitar a proliferação de bactérias, principais responsáveis pelo mau cheiro. 

5. Tome cuidados especiais

Para quem tem dúvida sobre como tirar mancha de boné ou sujeiras mais persistentes, a dica é deixar o acessório de molho por 15 minutos em uma bacia com água e sabão ou detergente neutro. Dessa forma, fica mais fácil limpá-lo com a escova. 

No entanto, se o boné é feito com um tecido mais frágil, que não pode ser submerso em água, uma solução é apostar em um tira-manchas específico ou em uma mistura de bicarbonato de sódio e água. É só aplicar a solução com uma escova, esfregando a peça. Depois, retire o excesso com um pano limpo umedecido em água.

Modelos de boné para conhecer

Agora que você já sabe como lavar boné de pano, tactel e demais tecidos, que tal conhecer os principais modelos e escolher o que mais combina com seu estilo? Confira, a seguir! 

Dad Hat

O boné dad hat (“chapéu do papai”, na tradução para o português) é minimalista. Possui estrutura mais desleixada, fazendo referência ao acessório usado pelos pais. Descontraída e autêntica, a peça é caracterizada por uma abertura com regulador de fivela na parte de trás e aba curva ou semicurva. 

Trucker

Também conhecido como gimme caps (boné de caminhoneiro), o trucker se diferencia pela presença de uma rede na parte de trás, que auxilia na respiração do couro cabeludo. Encontrada com aba reta ou curva, essa é uma ótima aposta para a prática de esportes. 

Snapback

Considerado um dos modelos mais populares, o snapback conta com uma fivela para fechamento na parte traseira. Versátil e funcional, a estrutura garante melhor ajuste conforme o tamanho da cabeça. 

Five panel

O boné five panel faz muito sucesso na moda streetwear. Feito em material mais maleável, que se diferencia por ser dividido em cinco partes: frontal, duas laterais e duas superiores. A parte traseira conta com abertura com fecho regulador.

Imagem de um homem com boné rosa

Dafiti: as melhores peças e dicas para você! 

Gostou das dicas e já sabe como limpar boné? Então, que tal garantir um modelo novinho para completar sua coleção? Na Dafiti, você encontra diversas opções incríveis. Aproveite! 


Se quiser garantir mais dicas para aumentar a durabilidade das suas peças, não deixe de conferir as novidades no blog do D-zão. Entre os artigos, você encontra recomendações, ideias de looks, principais tendências e muito mais. Não perca!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Inscreva-se em nossa newsletter

Artigos populares