Afinal, o que é rasteirinha? Esse calçado está sempre presente em looks para qualquer estação, e não é para menos! Ele combina com tudo, desde peças básicas até as mais elegantes, além de ter modelos variados, que se encaixam perfeitamente em diversas ocasiões. 

Que tal conhecer um pouco da história da rasteirinha? Ela está constantemente presente no dia a dia, mas será que você sabe qual é a origem desse calçado? Vem com a Dafiti neste artigo sobre esse item tão especial do guarda-roupa.

Saiba o que é rasteirinha

O que é sandália rasteira? O nome não é por acaso. Ela se diferencia de uma sandália tradicional por não possuir salto, ou seja, a palma e o solado não são altos, ficando bem próximos do chão. Existem vários atributos que diferenciam o calçado entre si: tiras grossas, finas, com pedrarias, tecidos diversos, e por aí vai.

Além de ter o conforto como um dos principais benefícios, uma das características que fazem da rasteirinha um sucesso é a versatilidade. Ela pode ter um design mais delicado, semelhante a uma chinela, ou seguir um shape diferenciado. 

História da rasteirinha

o que é rasteirinha

Agora que você já sabe o que é rasteirinha, é hora de descobrir a origem dessa sandália. O primeiro indício aconteceu em 10 mil a.C. Não existem registros oficiais, mas tudo indica que, nesse período, o calçado era extremamente diferente de hoje.

Naquela época, a rasteirinha tinha o intuito somente de proteger os pés contra as diferentes temperaturas e os relevos presentes no chão. O design era o mais simplista possível, somente cumprindo o objetivo proposto.

Com o tempo e a evolução da sociedade, a rasteirinha começou a ser não só um objeto de proteção, mas também um símbolo das classes sociais. Era possível identificar a classe de cada pessoa apenas observando o calçado que ela usava.

Padrão numérico

A criação de uma rasteirinha similar a conhecida hoje aconteceu em 1972, com o reinado de Edward I, na Inglaterra. Ele determinou um padrão numérico para o calçado: uma polegada seria o mesmo que três grãos de cevada colocados em fileira. Até hoje, esse é o padrão.

Quando a rasteirinha chegou no Brasil?

Para ter uma ideia, a chegada da rasteira no Brasil se deu muito antes do que se imagina. Ela já estava aqui antes da chegada dos portugueses. Porém, foi popularizada depois do processo de colonização. Após a Revolução Industrial, começou a ter um design similar ao de hoje.

A Revolução Industrial foi muito importante para modificar a produção da rasteirinha. A partir dela, o modelo ficou mais artesanal. Desde então, acontecem atualizações, modificando o design, trazendo novos apetrechos, pedrarias, tecidos e muito mais. 

Conheça os principais modelos de rasteirinha

o que é rasteirinha

Depois de ter visto o que é rasteirinha, que tal conhecer os principais modelos? Esse estilo de sapato feminino possui diferentes shapes, caindo bem com looks para o verão e até para o inverno. Veja mais sobre eles, a seguir. 

Rasteirinha fechadas

As rasteirinhas fechadas deixam os pés menos à mostra. Elas contam com mais tecidos e maior revestimento. Tendem a ser calçados com fechamento na parte da frente, mas também contam com detalhes na traseira. 

Rasteirinhas abertas

As rasteirinhas abertas são opostas às anteriores, deixando os pés mais à mostra. As mais comuns possuem tiras finas ou até formato em Y. Elas são indicadas para ambientes mais casuais e perfeitas para os dias mais quentes.

Gladiadora

A rasteirinha gladiadora é uma das mais diferenciadas. Isso porque ela se assemelha às sandálias usadas em batalha por gregos e romanos, com a diferença que o design é mais atual e muito estiloso. Ela possui tiras que vão até o tornozelo ou se estendem ao longo das pernas.

Dafiti: os melhores modelos de rasteirinhas estão aqui

Gostou de saber o que é rasteirinha? Já pensou em garantir a sua? Confira os modelos disponíveis no site da Dafiti e crie looks incríveis para qualquer momento. Há opções para todos os gostos e estilos. O importante é sentir-se confortável, usando uma peça que se encaixa perfeitamente em você.

O blog da Dafiti possui vários artigos sobre as rasteirinhas. Quer dicas de looks? Confira os conteúdos e inspire-se em visuais desde mais básicos até mais elaborados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *