Dopamine dressing: o que é e como aderir!

modelo posando com roupa colorida representando o dopamine dressing

Você já ouviu falar sobre dopamine dressing? A tendência que consiste em afastar a tristeza e dar uma dose de ânimo ao visual é um verdadeiro sucesso na moda, aderida por fashionistas e influenciadores do mundo todo. 

Em inglês, o termo faz referência à dopamina, neurotransmissor que leva as informações do cérebro para o restante do corpo. Ao ser liberada, essa substância provoca prazer, satisfação e motivação, sendo conhecida como um dos hormônios da felicidade.

Para você entender mais o que é e como aderir à tendência dopamine dressing, o D-zão preparou este artigo recheado de dicas e informações. Fique por dentro! 

A tendência que ganhou espaço no pós-pandemia 

Você sabia que a dopamina pode gerar felicidade de acordo com as roupas? Esse foi o resultado de um estudo feito pela National Institute on Drug Abuse and the National Institute on Mental Health dos Estados Unidos, afirmando que é possível contribuir com o bem-estar e a manutenção do humor por meio da moda. 

A partir disso, fica mais fácil entender porque a tendência dopamine dressing ganhou força no pós-pandemia, caracterizada por roupas que transmitem alegria. Ela veio à tona com o intuito de potencializar sentimentos positivos, mostrando um caminho para seguir em frente, com mais esperança e otimismo — um verdadeiro arco-íris após a tempestade. 

modelo posando com look estilo dopmine dressing

As cores e os sentimentos

Caracterizada pelo uso de roupas coloridas, a tendência dopamine dressing traz conceitos sobre o poder das cores em influenciar sentimentos, evidenciando a capacidade que elas têm em despertar emoções, o que reflete diretamente no bem-estar e na confiança. 

A tendência é baseada em estudos que cercam a relação entre roupa e autoestima, como a pesquisa conduzida pelos cientistas Hajo Adam e Adam Galinsky, da Universidade Northwestern. Os participantes foram divididos em dois grupos: um vestido com um casaco de médico e outro com um de pintor. O resultado mostrou que os que usavam jaleco se saíram melhor nas tarefas, concluindo que o sentido alusivo das roupas pode persuadir as pessoas.

Outro estudo que também respalda o conceito foi feito em 2017 e publicado no European Journal of Social Psychology. Nele, os pesquisadores dividiram 180 universitários em grupos que usavam camisetas vermelhas e azuis. Eles tinham que dar notas baseadas em quão atraentes se sentiam. Os que usavam roupa vermelha (uma cor quente e mais alegre que o azul) tiveram as pontuações mais altas.

Características da tendência dopamine dressing

A tendência dopamine dressing é marcada pela originalidade e pela liberdade em vestir. O principal objetivo é garantir confiança, prazer e felicidade. Trata-se de uma trend subjetiva, já que o que gera bem-estar pode variar para cada pessoa. Apesar da versatilidade, o conceito apresenta algumas características próprias. 

Cores vibrantes

Em um look seguindo o conceito de dopamine dressing, é comum notar a presença de cores vibrantes, como amarelo, vermelho, azul, roxo e verde. Isso acontece porque esses tons tendem a ter maior associação com a felicidade, podendo até ser considerados estimulantes ao cérebro.

Mix de estampas

Normalmente, em uma peça de roupa alegre, as estampas quase sempre marcam presença. Isso não é toa, afinal, os padrões e as figuras — como listras ou borboletas — dão um tom mais descontraído ao visual, favorecendo a sensação de alegria. 

Acessórios multicoloridos

Além de roupas diferentes, o uso de diversos acessórios, principalmente miçangas e laços coloridos, fazem sucesso na tendência dopamine dressing. O motivo é claro: são divertidos e autênticos. 

Cut out, tecidos e detalhes brilhantes

O brilho de paetês, pedrarias e tecidos como o lurex e o foil cirré conferem maior confiança e autoestima. Isso também acontece com peças com recortes assimétricos, queridinhas nos looks descontraídos. 

Como aderir à tendência dopamine dressing? 

Para aderir à tendência dopamine dressing, não há muitos segredos. A ideia é compor produções que transmitam confiança e alegria, acompanhando o seu estilo. 

Na hora de incluir roupas vibrantes, você pode usar o círculo cromático para fazer combinações, baseando-se nas tonalidades complementares, como azul e laranja ou amarelo e violeta. Se você não costuma usar peças muito coloridas, vale a pena começar aos pouquinhos, adicionando pontos de cor em looks neutros, com acessórios, calçados ou sobreposições. 

Você pode incrementar as combinações com acessórios multicoloridos, como pulseiras e brincos. Lembre-se que o intuito da tendência é se sentir à vontade e alegre, então, a dica do D-zão é se divertir ao montar os looks, sem se esquecer que não existe certo ou errado, apenas o que te faz feliz. 

modelo posando com look estilo dopamine dressing

Dafiti: transforme seu estilo! 

Gostou do conteúdo e não vê a hora de apostar na tendência dopamine dressing para compor os looks do dia a dia? Na Dafiti, você encontra as melhores novidades da moda feminina, masculina e infantil. Navegue entre as opções e transforme seu estilo.

Se quiser conferir mais textos como este, não deixe de acompanhar tudo o que rola no blog da Dafiti. Entre os artigos, você encontra tendências, dicas do D-zão e muito mais. Aproveite! 

Fontes consultadas: 

Treadway MT, Buckholtz JW, Cowan RL, Woodward ND, Li R, Ansari MS, Baldwin RM, Schwartzman AN, Kessler RM, Zald DH. Dopaminergic mechanisms of individual differences in human effort-based decision-making. J Neurosci. 2012 May 2;32(18):6170-6. doi: 10.1523/JNEUROSCI.6459-11.2012. PMID: 22553023; PMCID: PMC3391699. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3391699/. Acesso em 14 de mar. 2023. 

VARELA, Thaís. Dopamine dressing: entenda o que é a tendência que promete te deixar feliz. Glamour, [S. l.], 14 fev. 2021. Tendências, p. 1. Disponível em: https://glamour.globo.com/moda/tendencias/noticia/2021/02/dopamine-dressing-entenda-o-que-e-tendencia-que-promete-te-deixar-feliz.ghtml. Acesso em: 14 mar. 2023.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Inscreva-se em nossa newsletter

Artigos populares